quarta-feira, 23 de maio de 2012

Atestado de Residencia

Ola!

   Voltando, pra falar que não abandonei o blog!! Gente... vocês já perceberam??? Próxima semana faço 11 meses aqui!!!!!!!! My gosh! O tempo passou voando, mas esses últimos dias têm se arrastado... Nossa que vontade louca de voltar logo pra casa!! Não me entendam mal, não tenho nenhum problema por aqui, mas não quero mais ficar aqui, já deu o meu tempo, quero voltar pra minha vida, começar minha faculdade, talvez.. CASAR! =p Enfim, próxima semana vai ser minha amiga Glau voltando pra casa e me matando de inveja!!! As kids ficam tristes quando eu falo que to indo embora... =/ E sinceramente, por elas eu também, não tenho a minima noção quando eu vou poder apertar os dois de novo. Mas vamos ao assunto..




   O atestado de residencia serve para... atestar que você morou aqui!! =p Mas porque isso? Porque quando você volta pro Brasil, você volta CHEIA de tralha (not me, mas eu vou levar computador e alguns objetos "caros"), já vi meninas com incríveis 7 MALAS!!! My gosh! E pra quem não sabe, quando você passa mais de 1 ano fora, você esta voltando como mudança (link da Receita Federal) Então você pode trazer, panela se você quiser! =p E o atestado é a melhor "garantia" que você tem pra comprovar isso na sua chegada e pra passar na alfandega, se caso eles implicarem. 


   Cada estado nos EUA tem um consulado brasileiro e cada um seu site. Mas acho que é quase a mesma coisa pra todos, mas se informe! Vou passar os dados de NY. (link do site)

Atestado de Residência

O Consulado-Geral emite Atestados de Residência, que tem por objetivo comprovar o tempo de permanência no exterior.
Somente nacionais brasileiros podem solicitá-lo.
Para obter o Atestado de Residência, compareça ao Consulado-Geral munido dos seguintes documentos:
  • original e cópia do passaporte brasileiro válido (páginas 1, 2 e 3);
  • original e cópia dos documentos comprobatórios do período de residência no exterior (recibos de imposto de renda, contrato de aluguel de imóvel, conta telefônica ou de eletricidade, histórico escolar etc.); e
  • formulário devidamente preenchido.
O Consulado-Geral cobra taxa consular de US$ 15.00 por cada Atestado. Para pagamento, aceita-se somente US Post Office money order.


Atestado de Residência pelo correio
É possível solicitar o Atestado de Residência pelo correio. Neste caso, favor anexar um envelope auto endereçado e selado, para remessa do Atestado e restituição do documento de identidade. Não remeter dinheiro em espécie pelo correio. O Consulado-Geral não se responsabiliza por perda, extravio, furto ou atraso de correspondência.
Fácil e prático! Agora você já pode viajar tranquila!! Ou não...

Beijos, e volto já!

Faby

10 comentários:

Renata Martins disse...

Nossa, até que enfim você voltou!!!
então sobre o post. na volta também tem aquilo de limite de peso. E se ultrapassar paga mais? Você tem idéia de quanto?

Faz mais posts logo *-*
I missed you.
(primeira vez que comento aqui 'o')

Unknown disse...

Muito útil o post!!!

Renata, sobre as malas... esse atestado é pra vc trazer coisas "caras" que vc não poderia (ou ficaria difícil de trazer... teria que ter nota e não passar do valor limite lá na alfândega). O excesso de bagagem não é com a alfândega, e sim com a companhia aérea, então vc paga sim, pelos kilinhos a mais...

renatat disse...

DEIXA VE SE EU ENTENDI
ENTÃO SE EU COMPRAVA QUE MORREI NO EUA NÃO VOU TER QUE PAGAR O VALOR QUE POLICIA FEDERAL COBRA , QUANDO GASTAMOS MAIS DE US$ 500,00 COM PRODUTOS COMO COMPUTADORES IPAD ETC..

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláu disse...

Oi Fabyyy! A dica é boa, mas até onde eu sei, não ajuda pra eletrônicos e cia. Meu pai trabalha na Receita e falou que isso não val pra computador, por exemplo! Ele entra na cota dos $ 500, bem como outras coisas nessa linha.
As câmeras digitais tbm entravam na cota, mas agora (desde 2011) já não entram mais, e se for uso pessoal, pode entrar no país sem cotas.
Quero só ver o imposto que vou pagar no meu notebook novo, ou como vou fazer :( hahaha!

Beijooo!

Faby disse...

Entao Clau, a minha ideia, eh mais pra eles nao empacarem tanto pq eu vou estar de "mudança". Mas nao vou levar 3 note e 5 iphones. =p Vou levar so as minhas coisas pessoais mesmos.
Por exemplo, se alguem sai hj do brasil e voltar daqui a 2 semanas, com um monte de eltronico, ele paga imposto.
Mas no meu caso, eu vou ta mudando, tipo, tudo eh meu e usado. E eu vou ter como comprovar isso. =D

Eliza disse...

Oi

Mas quanto tempo vc ficou fora do Brasil, como residente?

Vou ficar uns 10 meses, posso fazer essa declaração?

Abraços

Faby disse...

Fiquei 1 ano e 20 dias, mas nao precisa ter tempo certo. O atestado é pra comprovar o tempo fora, independente do tempo q vc esta fora. =)

Eliza disse...

Obrigada!
Mas vc tem certeza???

Vou ficar mais tranquila. Valew!

Faby disse...

Sim, tem la no site deles a informação. xD